Antes de saber como evitar o colesterol alto, é importante o que ele é! Colesterol é uma substância similar às gorduras que circulam pelo sangue, produzido principalmente pelo fígado a partir das gorduras ingeridas. Quanto maior a concentração de colesterol no sangue, maior a sua deposição nas paredes das artérias, ocasionando progressivamente a obstrução do fluxo sanguíneo.

Existem dois tipos de colesterol. O conhecido como bom (HDL) e o conhecido como ruim (LDL). Precisamos dos dois em nosso organismo, mas é preciso haver equilíbrio. O LDL ajuda no funcionamento das gorduras no organismo, auxiliando na produção de alguns hormônios e vitamina D, mas em excesso pode fazer a gordura se alojar nas paredes das artérias, acarretando no “colesterol alto” e provocando graves problemas de saúde.

Fatores genéticos e diabetes também podem contribuir para o aumento do colesterol, daí a importância de exames periódicos sob supervisão médica.

 

Quais os sintomas do colesterol alto?

A hipercolesterolemia – ou seja, o colesterol alto – é uma doença silenciosa, não existem sintomas específicos. Por isso, é importante fazer exames periódicos para medir os níveis de colesterol. Além disso, é necessário uma mudança do estilo de vida, incluindo: dieta equilibrada, exercício físico aeróbico (caminhar, correr, ou andar de bicicleta), abstenção do fumo (o fumo leva a queda do HDL – colesterol) e perda de peso nos casos indicados.

 

Como prevenir e diminuir o colesterol?

As alterações nos níveis do colesterol estão relacionadas à nossa alimentação. Algumas medidas simples podem ajudar a controlar o colesterol. Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão.

O consumo de fibras, presentes nos cereais integrais vegetais e frutas ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim (LDL).

 

Veja abaixo o que evitar e o que está liberado na alimentação para o controle do colesterol:

O que evitar?

Alimentos que propiciam colesterol alto:

  • Alimentos industrializados;
  • Fast food;
  • Carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves;
  • Frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.);
  • Leite integral e derivados (iogurte integral, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos);
  • Sorvetes de massa, chocolates, doces com coco, chocolate ou chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa;
  • Biscoitos ou pães amanteigados, folhados, croissant, pão de queijo, pão de torresmo e pães doces com recheio;
  • Frituras e alimentos muito gordurosos.

 

Estão liberados!

Alimentos que controlam o colesterol:

  • Carnes magras, aves sem pele, frutos do mar e peixe (prefira os de água salgada e fria – salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3);
  • Cereais como: arroz integral, farinha de trigo integral, milho, soja, aveia e pães integrais;
  • Todos os tipos de legumes e verduras;
  • Todas as frutas, com exceção do coco (água de coco a vontade);
  • Óleo de oliva extra virgem (azeite) e canola;
  • Leite e seus derivados desnatados.

Como está o seu colesterol? Não esqueça de fazer os exames de rotina e cuidar do seu bem mais valioso: a sua saúde!