Colesterol alto ou muito baixo não é bom para a saúde! A melhor maneira de controlar o colesterol sem recorrer aos remédios é mantendo uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas e não deixar de fazer os exames de rotina.

 

Que tal 4 dicas para controlar o colesterol? Confira:

1. Há gorduras insaturadas bem-vindas!

O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados! Pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol. Nos casos de sobrepeso ou obesidade a ingestão deverá ser controlada, pois estes alimentos são altamente calóricos. Diminuindo a ingestão de gordura saturada existente nas carnes gordurosas, leites e derivados integrais, polpa de coco, por exemplo, teremos redução do colesterol total e LDL- colesterol.

2. Cuidado com o sal e açúcar

O elevado consumo de sal poderá ser prejudicial ao coração, devido ao aumento da pressão arterial. Açúcar em grande quantidade provoca obesidade, aumentando assim o risco de doenças do coração.

3. Exercícios físicos deve ser rotina

Os exercícios físicos, desde que feitos sob a orientação especializada trazem benefícios à saúde, além de ser um ótimo lazer.

4. As fibras, os probióticos e os fitoesteróis podem sim!

O uso frequente de fibras na alimentação diminui o nível do colesterol no sangue, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino. O uso de probióticos encontrados no iogurte é benéfico na redução do colesterol. Porém consuma iogurtes desnatados ou light (com redução de gorduras e açúcares). Os fitoesteróis, se usados na quantidade correta, reduzem a absorção do colesterol proveniente da dieta. As principais fontes de fitoesteróis são os óleos vegetais de girassol, soja e canola, frutas e vegetais. Hoje já existem alguns alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como margarinas e fórmulas lácteas, estes produtos podem ser consumidos nas doses recomendadas pelo fabricante.

 

Não deixe de buscar orientação médica e de outros profissionais especializados (nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e etc…) e de fazer exames para verificar as taxas e controlar o colesterol. Combinando alimentação + atividade física, você conseguirá manter o equilíbrio do seu corpo para uma vida saudável.

Fonte: Centro de Combate ao Câncer