O que é Terceira Idade?

A vida possui as suas idades, ciclos em que vivenciamos todas as alegrias, aprendizados e oportunidades. Quando olhamos para trás, vemos pegadas no nosso caminho e observamos as conseqüências de nossas escolhas. Esses são traços que sustentam nossa biografia. 

Na primeira idade, nos deparamos com a infância, juventude e começo da fase adulta. Nesse ciclo preparamos o solo com valores familiares, conteúdo escolar, começo das responsabilidades e assim plantamos as primeiras sementes e as regamos.

Após o plantio, inicia-se a segunda idade. Toda a energia esta canalizada para a formação familiar, construção de carreira profissional e formação de patrimônio nesse período. O trabalho na lavoura da vida nos toma muito tempo, passamos grande parte da vida entre semear e cuidar da lavoura.

Quando nos deparamos com a colheita? Na terceira Idade. Tempo de observar o caminho percorrido e saborear cada fruto. Muitas vezes a vida prepara alguns obstáculos e desafios, vivemos na expectativa de uma colheita tranquila e repleta de fartura, mas nem sempre isso ocorre. Passamos grande parte da vida nos preparando para a chegada da “Melhor Idade” com viagens, qualidade de vida, sossego e paz. Porém a terceira idade é caracterizada por mudanças físicas em todo o organismo, alterações nas funções e mudanças nos seus comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações.

O termo “Terceira Idade” foi criado na década de 60 pelo gerontologista francês Dr. Huet, que detalhou seu início cronológico coincidente com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos). O envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições.

Vira e mexe nos deparamos com o espelho da verdade e refletimos sobre o quanto estamos envelhecendo. Na colheita da vida, nem todos poderão usufruir, mas o desafio está posto: longevidade com SAÚDE em todos os sentidos.

Tenha uma boa colheita!